Marca amercicana confirma volta à Indy e anuncia estratégias para continuar crescendo em vendas
Novo Camaro Cabriolet (ao lado do original) foi o Pace Car da Indy 500
A data oficial é em novembro, mas a
Chevrolet aproveitou a centésima edição da
Indy 500, no último domingo, para marcar o início das festividades de seus 100 anos. As coincidências entre a marca americana e a Indy 500 são enormes. Além da mesma idade, o fundador da marca, Louis Chevrolet, projetou um carro para a primeira edição da prova, em 1911. O modelo, pilotado pelo seu irmão Arthur Chevrolet, quebrou após 30 voltas, mas a companhia que criou em parceria com Billy Durant (o primeiro fruto foi o Classic Six) é uma das mais bem sucedidas na história dos EUA e do mundo.
Louis Chevrolet, co-fundador da marca, projetou carro para a primeira Indy 500, há exatos 100 anos
Persistente, Louis continuou apostando em competição, e em 1920 seu outro irmão, Gaston Chevrolet, venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Aproveitando a efeméride, a
Chevrolet colocou o recém-lançado Camaro Cabriolet como pace-car da Indy 500 e confirmou seu retorno à Fórmula Indy para o ano que vem, com um motor 2.2 V6 biturbo, dotado de injeção direta, e que queimará E85 (mistura de etanol com 15% de gasolina). Hoje só a Honda fornece motores para a categoria. Ano que vem, a Cosworth também estará de volta.
Classic Six 1911 foi o pirmiero carro da Chevrolet
A
Chevrolet estava fora da Indy desde a metade dos anos 90 – sua última vitória em Indianápolis foi com Emerson Fittipaldi em 1993. “O investimento em competições faz parte da estratégia de reforçar a imagem jovial de uma marca centenária. Nosso foco é desempenho associado e design e muita tecnologia”, afirmou o vice-presidente de Marketing da
Chevrolet, Rick Scheidt, na véspera da corrida. Ele disse ainda que a marca vem tendo grande sucesso mundial com o Cruze, e quer continuar apostando em modelos compactos, como o pequeno Sonic que chega aos EUA no fim deste ano.
Presente ao evento, o diretor de Marketing da
GM Brasil, Gustavo Colossi, disse que a renovação da marca será acelerada a partir do segundo semestre, com dois grandes lançamentos, além de dois importantes anúncios no Salão de Buenos Aires, na metade de junho. Os dois carros que chegam são o sedã médio Cruze (em setembro) e o sedã compacto Cobalt (outubro).
Colossi ainda listou uma série de curiosidades sobre a marca da gravatinha dourada:
- 207 milhões de carros vendidos em quase 100 anos
- 51% das vendas da GM em 2010
- Um carro vendido no mundo a cada 7,08 segundos
- Líder em vendas na América do Sul e quarta maior do mundo
- Presente em 138 países, com 8.900 concessionárias
- Brasil é o segundo mercado, após EUA, e seguido por China, México e Argentina
- Hoje o carro mais vendido é o Cruze; na história é a picape Silverado (mais de 14 milhões de unidades)
Picape Silverado é o Chevrolet mais vendido da história (mais de 14 milhões de unidades). Atualmente, líder de vendas da marca é o Cruze, que substituirá o Vectra no Brasil em setembro
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