Compacto tem autonomia de 160 km e esportivo acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5s
Peter Ramsauen, ministro dos transportes alemão, apresenta a nova linha de elétricos "i", da BMW
A
BMW oficializou hoje o lançamento de sua linha de veículos elétricos “
i”. Os primeiros dois modelos a serem revelados pela marca alemã foram um esportivo e um hatch compacto urbano, batizados de
i8 e
i3, respectivamente. Apesar de serem nomeados conceitos, trata-se de projetos já plenamente desenvolvidos e que podem ganhar versões para venda muito em breve.
O projeto de ambos os modelos é composto de duas estruturas, uma focada para o habitáculo dos ocupantes e outra para toda a mecânica de motorização. Batizada de LifeDrive, a estrutura é constituída de uma seção feita de um composto de alumínio, fibra-de-carbono e plástico, acoplada sobre a plataforma. Esta última traz toda a mecânica de mobilidade e segurança dos carros, incluindo transmissão e a bateria de íon-lítio com sistema de resfriamento líquido.
BMW i3 é versão final do projeto MegaCity, desenvolvido desde 2009
O
i3 será o primeiro elétrico da BMW a chegar às revendas. Seu motor é 100% elétrico e desenvolve 172 cv de potência e 25,4 kgfm de torque, disponíveis instantaneamente ao pisar no pedal do acelerador. A transmissão é de marcha única, e permite ao
i3 acelerar de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 150 km/h. A bateria tem autonomia de 160 km, com carga completa garantida em seis horas. A BMW ainda pretende oferecer, como opcional, um motor de combustão para ampliar a autonomia do
i3.
i8 tem foco maior em desempenho e pretende manter padrão BMW de dirigibilidade entre elétricos
Já o
i8 traz visual e desempenho mais esportivo e é resultado do conceito
Vision EfficientDynamics, apresentado em salões no ano passado. O trunfo da marca alemã está no motor 1.5 turbo de três cilindros a gasolina que acompanha o propulsor elétrico. Montado na dianteira, ele desenvolve mais 223 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, e auxilia o sistema elétrico a levar o modelo de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Se utilizado sem o motor de combustão, a autonomia do
i8 é de 32 km a cada carga.
BMW posicionou bateria sob habitáculo para ter distribuição de peso em 50%/50% e não sacrificar espaço interno
Ainda assim, mesmo com o uso combinado de eletricidade e combustível fóssil, o
BMW i8 tem consumo de 15 km/l, podendo chegar a até 33 km/l se conduzido no modo econômico - com o sistema de gerenciamento do carro atuando sobre o modo de condução do motorista.
O lançamento dos elétricos da BMW acontece em Frankfurt, na Alemanha, e mais informações da linha que será vendida serão divulgadas no Salão do Automóvel local, que acontece em setembro.
BMW promete visual de versões de produção bem próximo ao das versões conceituais reveladas hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário